Modelo construído na plataforma
Como criar um modelo construído na plataforma 📃
Neste artigo, você entenderá mais sobre o que é o modelo redigido na plataforma e suas funcionalidades.
Selecione esse modelo caso você queira construir o conteúdo diretamente na plataforma através de um editor. Você poderá adicionar campos customizáveis dentro do modelo para deixar o conteúdo com preenchimento dinâmico.
Utilize esse modelo quando estiver redigindo um documento com elementos simples. Caso utilize recursos mais avançados como tabelas, imagens, quebras de página, opte pelo modelo baseado em documento.
Veja o passo a passo abaixo e entenda como criar um modelo redigido na plataforma e suas funcionalidades. 📃
Passo 01: Encontre e abra o item “Modelos”, localizado na barra lateral esquerda.
Passo 02: Clique em “Criar novo Modelo”.
Passo 03: Selecione a opção “Modelo construído na plataforma”.
Selecione esse modelo caso você queira compor o conteúdo diretamente pela plataforma através de um editor. Você poderá adicionar campos dentro do modelo para deixar o conteúdo dinâmico.
Passo 04: Clique em “Redigir documento” para começar a escrever seu novo modelo.
Veja o que é possível configurar ao escolher essa opção! 💻📃
1. Você pode alterar as configurações da página a ser redigida.
2. É possível inserir campos customizáveis. Ao criar um envelope a partir deste modelo, a plataforma solicitará que você preencha estas informações, que serão substituídas nos campos deixados em aberto no modelo.
É possível preencher o campo customizável com informações diversas.
Insira quantos campos desejar.
3. Termine de inserir as informações necessárias para este modelo e insira todos os campos customizáveis desejáveis. Após, clique em “Confirmar e Pré-Visualizar”.
Visualize seu modelo e altere o que for necessário. Após pronto, clique em “Confirmar”.
4. Agora, insira a descrição do modelo e onde será armazenado. Então, clique em “Criar Modelo”.
Modelo criado! Agora você pode encontrá-lo no item “Modelos”. Assim, poderá criar envelopes a partir dele, adicionando e/ou alterando apenas os signatários e configurando ações! 📃✅
Você possui mais de uma forma de utilizar este modelo:
1. É possível deixar salvo o modelo na plataforma para, posteriormente, a cada novo documento, adicionar signatários e campos variáveis. Se esta forma de modelo lhe interessa, ela já está pronta! Basta criar um novo envelope e encontrá-lo no repositório salvo, inserindo as informações necessárias, como signatários, campos de preenchimento e assinatura.
2. Também é possível agilizar a criação e tramitação de novos documentos, deixando o modelo já com uma estrutura de signatários e campos variáveis configurados, como campos de assinatura, check box, caixas de seleção, entre outros. Desta forma, todo novo documento criado a partir deste modelo, importará as configurações já feitas, trocando apenas o signatário fake pelo novo signatário, agilizando a rotina de criação e tramitação. Se esta forma de modelo lhe interessa, siga a leitura abaixo!
Estruturação do modelo configurado com signatário fake
Passo 05: Abra o item “Modelos”, localizado na barra lateral esquerda, e encontre o modelo que você acabou de criar.
Ali estarão todos seus modelos e configurações.
Passo 06: Após encontrar o modelo, clique em “Ações” e depois em "Definir Signatários”.
Agora, você irá inserir os campos variáveis dentro de seu modelo.
Ficará simples e fácil para você criar novos envelopes a partir deste modelo e alterar apenas o signatário, pois os campos para preenchimento já estarão configurados.
Passo 07: Adicione o signatário recorrente em seu documento.
Se uma mesma pessoa irá assinar sempre este tipo de documento, já inclua-a como signatário.
Após incluí-la, insira os campos de preenchimento nos devidos locais.
IMPORTANTE
Para agilizar ainda mais a criação de novos documentos, utilizamos um e-mail fake para possibilitar a criação das ações deste e-mail que será trocado a cada novo envelope. Não é obrigatório configurar um signatário fake. Se não desejar, poderá apenas inserir o signatário que sempre irá assinar o documento, configurar os campos e depois que criar um novo envelope, inserir manualmente o outro signatário e os campos de preenchimento.
Passo 08: Para o signatário que irá ser alterado a cada novo envelope a partir deste modelo, adicione um e-mail “fake”. Dessa forma, será possível já deixar configurados os campos de preenchimento.
Quando for necessário criar um envelope a partir deste modelo, basta alterar o e-mail do signatário “fake” para o e-mail correto. Os campos configurados para o signatário fake permanecerão no mesmo lugar ao troca pelo signatário correto.
Clique em “Salvar Modelo”✅
Passo 09: A partir do modelo salvo, você pode criar envelopes para enviar a diferentes signatários. Encontre o modelo e no item “Ações”, clique em “Criar Novo Envelope”.
Adicione o nome do novo envelope na Descrição e, caso necessite, adicione observadores.
Nesta tela, também é possível trocar o signatário, que foi utilizado como signatário fake para deixar a estrutura salva no modelo, pelo signatário correto.
Após alterar o e-mail, já é possível enviar o envelope aos signatários para solicitar o preenchimento dos campos já cadastrados.
Clique aqui para ver mais ações possíveis com este modelo!
Agora você já pode criar modelos redigidos na plataforma! 🗃️